Pular para o conteúdo principal

O MATERIAL DO PROJETO E A CONSUMEIRIZAÇÃO


O projeto tem um andamento e uma estrutura muito particular. O material didático é fornecido pelo Instituto Ayrton Senna, as avaliações e etapas do projeto são bem diferenciadas das demais turmas de ensino regular.
Todavia, até o presente momento, hoje são 14 de abril e o primeiro bimestre letivo já está chegando ao fim, esse material ainda não chegou. Não cabe a mim dizer de quem é a responsabilidade por isso, afinal, como todos sabem, sou recém-chegada a rede e não sei os meandros das coisas no sistema. Mas, sou brasileira, e entendo o meandro das coisas no meu país. Isso já conta bastante! Falta de repasses financeiros, de congruências politico-administrativas, excesso de burocracias.... Essas são as possíveis causas para tanta demora.
Tive um contato com o material do Instituto Ayrton Senna deixado pela professora anterior no armário para mim. Uma única cópia de cada um dos livros do projeto. São 3 livros. O material é muito bom. Para alunos de 7,8 até 9 anos. Meus alunos têm, no mínimo, 13 anos. São adolescentes fogem ao perfil do material. Alunos com deficiência diagnosticada mais cedo encaixam-se perfeitamente ao material, mas os meus???? Será que ninguém viu isso? Será que estou equivocada?
Enquanto isso, estou, nessa primeira semana, enlouquecida tentando produzir material que atenda aos diferentes públicos que tenho na mesma sala de aula. Digo isso porque não posso trabalhar material de alfabetização para alunos já alfabetizados. Eles ficariam entediados e mais bagunça e desordem eu teria em minha sala. A minoria pouco alfabetizada que tenho, entretanto, não pode trabalhar com o mesmo material dos já alfabetizados. Os livros paradidáticos precisam ser diferentes, os textos de interpretação e até mesmo as produções de texto exigidas precisam ser diferenciadas. São, em linhas gerais 3 níveis de alunos: 5 com baixíssimo rendimento e REAIS problemas de alfabetização, uns 6 com deficiências leves na leitura e na escrita, e os demais apenas bagunceiros.
Além de tentar reproduzir um perfil de cada um, estou tentando produzir materiais, o mais específicos possíveis para cada realidade. O termo novo para o que estou tentando fazer é CONSUMEIRIZAÇÃO. Sabe o que é isso? Pois é! Aprendi com meu marido essa semana: o termo é uma mistura LEXICALMENTE INCORRETA de consumo com customização. O produto ou serviço o mais particularmente possível produzido para um público bem específico. Então, é isso o que estou tentando fazer: conhecê-los como INDIVÍDUOS em suas peculiaridades, conhecer suas referências familiares, pois já comecei a chamar alguns responsáveis dos alunos mais ‘complexos’ e dá-los o material mais adequado a suas realidades. Pergunto-me se isso tudo era tarefa minha mesmo.
CONSUMEIRIZAÇÂO........... é mole??? Será que fui CONSUMEIRZADA para aquele grupo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duzentos gramas OU Duzentas gramas?

Então... estamos aprendendo sobre o gênero dos substantivos. O GRUPO DOS 18, como já postei aqui, está estudando História, Geografia, Ciências, Matemática e, em Língua Portuguesa, meu carro chefe, estamos começando pelos substantivos. Essa semana, ao trabalhar exercícios dos gêneros dos substantivos chegamos nas palavras uniformes com significados diferentes para o masculino e para o feminino. Após a explicação da diferença de O GRAMA e A GRAMA perguntei: "Como então, devemos falar na hora de pedir o presunto na padaria? Duzentos gramas de presunto ou duzentas gramas?" Retruca o aluno mais inteligente da turma: "Agora eu sei que é duzentos gramas, 'fessora'! Mas se eu falar assim com o padeiro ele é que não vai entender. Então, pra quê aprender isso?" Respondi. Claro! Sou educadora! E uma educadora que se prese sempre tem uma resposta! Mas essa pergunta ecoou em minha mente. E só criei um sentido pra ela hoje, após uma conversa, quase filosófica, com uma

GRUPO DOS 18

Tenho dois grupos completamente desiguais em minha turma. Vou me deter nessa publicação ao GRUPO DOS 18. Formado por dezoito alunos, leem e escrevem com fluência adequada, ou até superior a adequada para alunos do 6º ano. Desde a primeira avaliação questiono-me sobre o porque esses alunos estão nessa turma, nesse projeto. Não limitei-me a questionar minha lógica: perguntei a itinerante anterior, a itinerante atual, a direção, a coordenação, enfim, todos os que possivelmente saberiam me responder. Perguntei a tantas pessoas porque a resposta, apesar de uníssona, me parecia tão incoerente que continuei perguntando. A alegação de todos é que são alunos com DISTORÇÃO IDADE SÉRIE. Esse é um dos quesitos para tornar o aluno participante do projeto. Entretanto há mais um fator MUITO RELEVANTE que fora ignorado por todos os gestores que os incluíram no projeto. Esses alunos precisavam apresentar DEFICIÊNCIA NO PROCESSO DA LEITURA e da  ESCRITA. Sem essa deficiência a permanência desse grup

REESCRITA DE REDAÇÕES

Em minha primeira reunião pedagógica, recebemos um texto interessantíssimo de Luiz Percival Leme Britto onde o assunto tratado era a importância da reescrita. A necessidade dos alunos reescreverem suas próprias redações efetuando, assim, a correção dos erros ortográficos, sintáticos etc. Achei interessante ver na teoria algo que já pratico há muito tempo. Talvez por conta de minha experiência como professora de redação exclusivamente em uma escola particular. Desde então uso uma metodologia de lauda com os alunos específica para a escrita e a reescrita de redações. Fiz uma adaptação da lauda dos alunos pré-vestibulandos para uma lauda mais simplificada para o projeto. Enquanto a outra, por exemplo, exigia uma produção de 5 a 30 linhas essa exige uma produção de 15. Outras modificaçõezinhas também foram feitas. Alguns colegas durante a reunião falaram do receio de corrigir alunos que já se sentiram tão preteridos ao longo de sua vida escolar e que por isso, nesse momento, deixava que