Pular para o conteúdo principal

Espiritualizando meeesmo!


Tenho uma formação religiosa cristã e pratico minha fé. Acredito mesmo no ser CORPO ALMA e ESPÍRITO e tento, dentro do possível, cuidar de minhas 3 partes.
A escola é LAICA! Eu sei!!Mas, para quem tem um embasamento de fé como eu, é impossível não perceber que minha luta, ao longo desse ano, irá além do pedagógico. Há uma guerra espiritual a ser travada ali diariamente.
Chego mais cedo e intercedo de mesa em mesa e peço a Deus sabedoria e discernimento para mim calma, capacidade de compreensão e libertação para eles.
Ao conversar com uma mãe, essa semana, ficou muito claro que o filho dela  passa por sérios problemas espirituais. Ele é constantemente preterido pelo pai e por isso é muito revoltado. Faz acompanhamento psiquiátrico e psicológico, já foi expulso de 3 escolas, já matou o animalzinho de uma diretora justamente na mesma época daquele caso em Realengo e, por isso, foi expulso pela 2ª vez e quando está com raiva é tão agressivo que 3 homens adultos seguranças da escola, não conseguiram segurá-lo. Suas pupilas dilatam em momentos de crise e sua fisionomia muda. 
Vamos seguindo e tentando cobrir todas as frentes. “Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duzentos gramas OU Duzentas gramas?

Então... estamos aprendendo sobre o gênero dos substantivos. O GRUPO DOS 18, como já postei aqui, está estudando História, Geografia, Ciências, Matemática e, em Língua Portuguesa, meu carro chefe, estamos começando pelos substantivos. Essa semana, ao trabalhar exercícios dos gêneros dos substantivos chegamos nas palavras uniformes com significados diferentes para o masculino e para o feminino. Após a explicação da diferença de O GRAMA e A GRAMA perguntei: "Como então, devemos falar na hora de pedir o presunto na padaria? Duzentos gramas de presunto ou duzentas gramas?" Retruca o aluno mais inteligente da turma: "Agora eu sei que é duzentos gramas, 'fessora'! Mas se eu falar assim com o padeiro ele é que não vai entender. Então, pra quê aprender isso?" Respondi. Claro! Sou educadora! E uma educadora que se prese sempre tem uma resposta! Mas essa pergunta ecoou em minha mente. E só criei um sentido pra ela hoje, após uma conversa, quase filosófica, com uma

GRUPO DOS 18

Tenho dois grupos completamente desiguais em minha turma. Vou me deter nessa publicação ao GRUPO DOS 18. Formado por dezoito alunos, leem e escrevem com fluência adequada, ou até superior a adequada para alunos do 6º ano. Desde a primeira avaliação questiono-me sobre o porque esses alunos estão nessa turma, nesse projeto. Não limitei-me a questionar minha lógica: perguntei a itinerante anterior, a itinerante atual, a direção, a coordenação, enfim, todos os que possivelmente saberiam me responder. Perguntei a tantas pessoas porque a resposta, apesar de uníssona, me parecia tão incoerente que continuei perguntando. A alegação de todos é que são alunos com DISTORÇÃO IDADE SÉRIE. Esse é um dos quesitos para tornar o aluno participante do projeto. Entretanto há mais um fator MUITO RELEVANTE que fora ignorado por todos os gestores que os incluíram no projeto. Esses alunos precisavam apresentar DEFICIÊNCIA NO PROCESSO DA LEITURA e da  ESCRITA. Sem essa deficiência a permanência desse grup

REESCRITA DE REDAÇÕES

Em minha primeira reunião pedagógica, recebemos um texto interessantíssimo de Luiz Percival Leme Britto onde o assunto tratado era a importância da reescrita. A necessidade dos alunos reescreverem suas próprias redações efetuando, assim, a correção dos erros ortográficos, sintáticos etc. Achei interessante ver na teoria algo que já pratico há muito tempo. Talvez por conta de minha experiência como professora de redação exclusivamente em uma escola particular. Desde então uso uma metodologia de lauda com os alunos específica para a escrita e a reescrita de redações. Fiz uma adaptação da lauda dos alunos pré-vestibulandos para uma lauda mais simplificada para o projeto. Enquanto a outra, por exemplo, exigia uma produção de 5 a 30 linhas essa exige uma produção de 15. Outras modificaçõezinhas também foram feitas. Alguns colegas durante a reunião falaram do receio de corrigir alunos que já se sentiram tão preteridos ao longo de sua vida escolar e que por isso, nesse momento, deixava que